Saiba o que é a síndrome do impostor e como lidar com ela

Insegurança e sensação de incapacidade estão entre os sintomas

Se você é daqueles que vive duvidando do próprio potencial e que mesmo se capacitando para exercer suas funções se acha inferior aos seus colegas, você pode estar doente. Estudos realizados pela Universidade Dominicana da Califórnia revelou que 70% dos profissionais com sucesso em suas carreiras apresentam o sintoma da síndrome do impostor, principalmente as mulheres.

A síndrome do impostor pode ser descrita como a autocobrança excessiva, principalmente no ambiente de trabalho, e a crença de que não se é bom o suficiente ou merecedor de admiração. “A autocobrança excessiva é muito comum não só nas empresas, mas também na vida social da maioria das pessoas. O que muitos não identificam é que esse pode ser o gatilho para problemas ainda mais sérios como transtornos de ansiedade e depressão. É preciso estar atento à saúde das relações pessoais e de trabalho para que elas não nos adoeçam” diz a psicóloga Lia Clerot.

Para Lia, a obrigação de dar conta de tudo acaba gerando nos profissionais uma sensação de que tudo precisa estar sempre pronto e perfeito, levando-os a uma autocobrança desregrada para ser sempre o mais competente e importante para a empresa, mas o que muito desses profissionais não observam é que esse excesso acaba deixando-os exaustos e isso interfere significativamente no rendimento de cada profissional.

Tratamento

 – O primeiro passo para tratar a síndrome é reconhecer o problema. Entender que a vida não é linear e que não temos controle de tudo, essa é uma das atitudes que mais ajudam na resolução do problema.

– Não se compare. Cada pessoa desenvolve uma metodologia que funciona para si, a comparação com o outro acaba gerando estresse e ansiedade desnecessária.

– Perceba sua evolução e comemore suas vitórias. Não há problema algum em reconhecer o próprio potencial, inspire-se na sua própria trajetória.

– Peça ajuda. Você não precisa dar conta de tudo sozinho.

– Confie no seu potencial e estabeleça metas reais, só assim você conseguirá executar suas funções com êxito e isso com certeza trará sempre o melhor resultado.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.