Conheça opções de farinhas saudáveis que ajudam a emagrecer

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Grated coconut flakes with a wooden spoon, closeup shot with selected focus and narrow depth of field

Quem está tentando perder peso, deve evitar a farinha de trigo que é um carboidrato de difícil digestão. Opções para substituí-la não faltam

 

Os ingredientes da culinária saudável vão muito além da tradicional farinha de trigo. Há uma variedade de tipos que podem ser usados para substituí-la com ganhos para o funcionamento do corpo e para o processo de emagrecimento. Uma alternativa, por exemplo, é a farinha de berinjela – rica em fibras, ela melhora o trânsito intestinal, reduz o colesterol e ajuda a diminuir o apetite.

A farinha de banana verde também é uma ótima opção, pois contribui para controlar a fome, diminui os picos de glicemia, solta o intestino e reduz o colesterol. De quebra, ainda combate a tristeza e a depressão, devido a presença de potássio, fibras, sais minerais, vitaminas B1, B6 e betacaroteno.

A farinha de grão-de-bico contém fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Ela ajuda a controlar o colesterol, tem baixo índice glicêmico, previne anemia, câimbras e osteoporose.

Veja aqui como preparar farinhas saudáveis em casa:

Como fazer farinha de berinjela
Fatie três berinjelas com cerca de 4 mm de espessura e leve-as ao forno médio por alguns minutos até que elas desidratem completamente, mas sem queimar. Depois de secas, esfarele as berinjelas e use um mixer ou o liquidificador para triturá-las. Peneire a farinha e ela estará pronta para usar.

Como fazer farinha de banana verde
Corte as bananas em rodelas médias, coloque-as lado a lado em uma forma e leve-as ao forno em temperatura baixa, para não queimá-las. Deixe que elas fiquem bem secas, praticamente esfarinhando na mão. Retire-as do forno e deixe-as esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, coloque as rodelas no liquidificador e bata bem, até que elas virem uma farinha. Peneire até ficar na espessura desejada, guarde em um recipiente bem seco e tampe.

Ingredientes:
500g de grão-de-bico
Água mineral ou filtrada

Modo de preparo:
Coloque o grão-de-bico em um recipiente e cubra com água, deixando de molho entre 8 e 12 horas. Após esse período, escorra a água e espalhe os grãos-de-bico sobre um pano limpo para retirar o excesso de água. Em seguida, espalhe os grãos-de-bico em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180º C, deixando assar por cerca de 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Retire do forno e deixe esfriar.

Bata os grãos-de-bico no liquidificador até virar uma farinha. Passe a farinha por uma peneira e leve novamente ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexer a cada 5 minutos). Espere esfriar, guarde em um recipiente de vidro limpo e bem fechado.