JK Shopping realiza ação de conscientização em apoio ao mês de aleitamento materno

0
19

No último dia 1º foi celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno, mas durante todo o “Agosto Dourado”, são realizadas ações de conscientização para ressaltar a importância do aleitamento materno no Brasil e no mundo. Para colaborar com o movimento, no próximo dia 16 de agosto, o JK Shopping realizará uma ação social em parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Das 10h às 18h, quem passar pela praça localizada próxima às lojas Americanas terá acesso a folders da campanha a respeito do Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano, além de esclarecimentos sobre o tema e ajuda prática. Os servidores também irão receber doações de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenamento do leite humano, tudo que for arrecadado será doado no banco de leite do HRC.

Atualmente, o banco de leite do Hospital de Ceilândia conta com 75 doadoras ativas, um número considerado baixo para a necessidade do local. Somente em 2018, cerca de 800 recém-nascidos e bebês fizeram uso das doações armazenadas. Em 2019, até julho, mais de 500 crianças foram atendidas.

Aleitamento materno salva vidas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação salva, anualmente, mais de 820 mil crianças de até dois anos de idade. Estudos apontam que as crianças amamentadas até essa idade têm menos chances de contrair doenças infecciosas, respiratórias, diarreias e alergias e por tanto, um menor risco de vida.

Neste ano, com o tema “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação, Hoje e Para o Futuro”, o Agosto Dourado procura intensificar esse olhar para a atividade materna que, por vezes, ainda não é compreendida com sua real importância.

No DF

Os Bancos de Leite Humano do DF contam, atualmente, com 8.569,1 litros. Segundo a Secretaria de Saúde é fundamental apoiar as mulheres para que elas consigam amamentar seus filhos, fazer a doação e consequentemente melhorar a coleta. De acordo com a pasta, um pote de 300 ml pode vir a alimentar até 10 bebês.

Na rede pública do DF são dez Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta da Secretaria de Saúde. Já na rede privada, são três Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta.

No site Amamenta Brasília é possível conseguir informações, orientações e situação dos bancos de leite do DF: http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/  

 

Serviço

Ação celebra mês do Aleitamento materno

Data: 16 de agosto de 2019

Hora: das 10h às 18h

Local: JK Shopping – Praça das Lojas Americanas

www.jkshoppingdf.com.br

Facebook: facebook.com/jkshoppingdf