Saúde reabre consultório odontológico na área rural do Paranoá

Atendimento beneficia a população de Quebrada dos Neres e Café Sem Troco

A ida ao dentista está mais fácil para os moradores das áreas rurais da região administrativa do Paranoá. O consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5, em Quebrada dos Neres, voltou a funcionar.

Hoje, já são atendidos, em média, 50 pacientes por semana no consultório reaberto. Os atendimentos estavam suspensos desde 3 de junho por falta de profissionais.

Ainda na zona rural do Paranoá, a UBS 7, na localidade de Café Sem Troco, está recebendo as últimas adequações para a inauguração do novo consultório odontológico.

Morador de Quebrada dos Neres, Israel Machielle precisou do serviço odontológico de emergência. Depois de mais de cinco anos sem visitar o dentista, procurou o serviço da UBS 5 para extrair um dente. “Ainda bem que tem dentista perto de casa, ou teria que buscar atendimento em um lugar mais longe, na cidade”, relatou.

Outra usuária que ficou contente em ter o serviço perto de casa foi Josiane Rodrigues Lima, que buscou atendimento para o filho, Valdir, de sete anos. “Ele está com dor porque sofreu um choque no dente da frente. O dente até está se soltando, mas eu não consigo arrancar em casa”, contou a mãe.

A consulta também serviu para revisar a saúde bucal do garoto, que recebeu o encaminhamento para continuar o cuidado com os dentes.

“A área rural do Paranoá é a segunda maior do Distrito Federal. Tem 100% de cobertura de equipes de saúde da família. Mas as unidades do Café Sem Troco e da Quebrada dos Neres estavam carentes do atendimento odontológico”, afirmou a diretora da Atenção Primária da Região Leste, Mirlene Guedes de Lima.

Juntas, as duas UBS atendem uma população de quase 5 mil usuários.

A unidade de Quebrada dos Neres possui, no consultório odontológico, duas salas separadas: uma com um lavatório e outra para esterilização dos materiais utilizados. A separação dos ambientes confere higienização e maior agilidade no trabalho da equipe envolvida.

A UBS n° 5 do Paranoá está localizada na DF 270, Km 2, no Café Sem Troco. E a UBS° 7 fica na DF 125, BR 251, em Capão Seco.

Com informações da Secretaria de Saúde

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.