Senadora do PSL apresentará projeto para mudar eleição na OAB

A ideia da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) é tornar direta a eleição para o comando da entidade, hoje presidida por Felipe Santa Cruz, que teve embates com Bolsonaro recentemente

 

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) anunciou, nesta terça-feira (6/8), que apresentará projeto de lei que prevês eleiçoes diretas para a escolha do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atualmente, o presidente do órgão federal é o advogado Felipe Santa Cruz, que recentemente questionou o presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de declarações sobre o período da ditadura militar (leia mais abaixo).

A senadora fez a divulgação do projeto pelo Twitter. “Acabamos de tormar providências em relação à OAB. A eleição nacional é indireta, e o atual Presidente foi eleito por unanimidade. O PL é para mudar isso”, escreveu Thronicke. Em vídeo publicado no microblog, a parlamentar disse ainda que está “abraçando essa causa”.

Atualmente, a votação é feita de forma indireta. Três conselheiros federais de cada unidade da federação escolhem o presidente nacional do órgão. Ao todo, são 81 conselheiros. Felipe Santa Cruz foi eleito para comandar o próximo triênio (2019-2022) por 80 votos — o 81º foi em branco.

Este não é o primeiro PL que sugere alteração no Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil para mudar a forma de escolha do conselho. Em 2007, o deputado Lincoln Portela (PR-MG) e, em 2016, o deputado Fausto Pinato (PP/SP) também fizeram proposta semelhante. Além disso, ao projeto de 2007, há outros quatro projetos apensados.

Morte do pai de Santa Cruz

Em julho deste ano, houve um embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da OAB, após Bolsonaro dizer que “um dia” poderia contar a Felipe Santa Cruz como o pai deste morreru durante a ditadura militar. “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele.”
O comentário foi uma crítica à postura da OAB no caso da investigação sobre Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro durante a campanha à Presidência da República. O homem foi considerado inimputável, por isso ficará em um hospital psiquiátrico e não em um presídio.
O advogado Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, militou no movimento estudantil e participou do grupo Juventude Universitária Católica (JUC), ligado à Igreja Católica, além de ter integrado a Ação Popular, organização contrária ao regime. Fernando desapareceu no Rio de Janeiro, em 1974. As circunstâncias do desaparecimento nunca foi desvendado.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.