Programa Territórios Sustentáveis apresenta trabalho inédito sobre gestão de recursos do Fundo Quilombola

Publicação traz modelo bem-sucedido de gestão financeira de comunidades quilombolas

A partir do trabalho desenvolvido com o Fundo Quilombola, uma importante ferramenta de gestão territorial participativa dos povos e populações tradicionais, a Ecam dentro do PTS em parceria com a Usaid e a MRN lança a publicação “Mecanismos Financeiros e Desenvolvimento Territorial – Transferência de Renda e novos Modelos de Gestão para o repasse de recursos entre Empresas e Comunidade”. Produzidos a partir de experiências promovidas dentro do PTS e via uma consultoria da empresa Humana os 4 volumes reúnem as pesquisas e metodologias desenvolvidas, mostrando a eficiência do modelo criado para o Fundo Quilombola que de forma autônoma e participativa, as próprias lideranças locais gerem as transferências de recursos financeiros para melhoria de vida.

A produção trata-se muito mais do que registros e levantamentos, mas também uma forma de avaliação e reflexão sobre a implementação destes mecanismos. Além disto, com ele é possível que outras comunidades possam se apropriar e replicar as metodologias em seus grupos.

“É sempre uma preocupação da sociedade e das organizações sociais estabelecer processos de distribuição e transferência de renda, a fim de reparar as desigualdades socioeconômicas. Com o Fundo, conseguimos sistematizar com transparência e técnica a gestão destes recursos, sempre de forma estratégica, coletiva e, principalmente autônoma. É a comunidade quem define suas prioridades, implementa as suas ações com apoio de consultorias especializadas e definidos no seu próprio planejamento inclusive com prestação de contas dos resultados e dos recursos investidos”, explica Vasco van Roosmalen, diretor executivo da Ecam.

O trabalho é um produto da Ecam dentro do Programa Territórios Sustentáveis, com parceria da USAID  (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional ) e MRN (Mineração Rio do Norte), e execução da Humana.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.