Não é só criança. Saiba quem precisa tomar a vacina do sarampo

Os surtos da doença em vários estados brasileiros estão obrigando a rede pública de saúde a fazer reforços na vacinação da população

 

Os surtos de sarampo em vários estados brasileiros – entre eles, São Paulo – estão obrigando a rede pública de saúde a fazer reforços na vacinação na população.

Todos os vacinados com duas doses no primeiro ano de vida estão imunizados, mas, falhas na cobertura podem ter ocorrido, pois, com o passar do tempo, o esquema de vacinação no Brasil foi trocado. “Algumas pessoas que estão adoecendo são adultos jovens, isso quer dizer que não foram imunizados de acordo com o programa de dose dupla”, afirma o infectologista Alberto Chebabo, do laboratório Exame.

De maneira geral, a indicação é que as pessoas que não recordam se tomaram ou não as duas doses voltem aos postos de saúde para se vacinar. O intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de, no mínimo, 30 dias. Se estiver na faixa etária entre 30 e 49 anos, o cidadão poderá tomar apenas uma dose e, se tiver mais de 50 anos, não precisa tomar.

Algumas cidades estão vacinando toda a população. No DF, a Secretaria de Saúde anunciou nessa segunda-feira (05/08/2019) que o reforço será administrado e, portanto, basta ir ao posto de saúde mais próximo para atualizar a carteira de vacinação. Em outros locais, as pessoas que não tomaram vacina podem recorrer ao sistema privado de saúde, pagando pela vacina.

Outra coisa importante: quem já teve sarampo uma vez não precisa tomar reforço, a quantidade de anticorpos produzidos durante a enfermidade será suficiente para o resto da vida. Em geral, a decisão do poder público sobre oferecer ou não o reforço para toda população está sendo baseada no grau de circulação do vírus.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.