Conhece bacon vegano? Aprenda a fazer versão saudável do ingrediente

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Man slicing peeled organic carrots on cutting board in restaurant kitchen

Trocar a carne de porco por opções à base de plantas traz vários benefícios à saúde. Veja como fazer substituições sem perder o sabor

 

Para carnívoros, poucas coisas são capazes de encher a boca d’água tão rápido quanto o som do bacon fritando na panela. Para quem aposta em uma alimentação mais saudável, contudo, o alimento pode não ser tão atraente. A boa notícia é que existem várias formas de simular o sabor defumado do bacon usando alimentos simples, como cenoura, tofu ou soja. As vantagens de trocar a versão animal pela vegetal, de acordo com nutricionistas, são inúmeras: mais disposição, pele mais bonita e organismo funcionando com mais harmonia.

Shila Minari, nutricionista especialista em fitoterapia e em suplementação nutricional clínica e esportiva, explica que uma forma fácil de fazer é cortar a cenoura em fatias bem finas, temperá-la e fritá-la para deixar a textura próxima a do bacon. Chips de coco também podem funcionar. “O que dá o sabor do bacon é o tempero em si, especialmente o de defumado”, detalha.

A chamada levedura nutricional (à venda em lojas de produtos naturais) é outra opção para substituir o bacon. Em sua versão defumada, os floquinhos de levedura têm gosto semelhante ao da carne. “Outra opção comum é a proteína texturizada de soja feita com fumaça líquida ou em pó, refogada como se fosse um crispy de bacon”, ensina Shila Minari.

O tofu é outra opção muito prática para quem quer criar um bacon vegetal, segundo Anazelly. Basta laminá-lo em pedaços bem finos, deixá-lo secar e preparar uma marinada de barbecue (veja receita abaixo). Depois, é só pincelar o molho e deixar o “bacon” assar.

Também já existem opções prontas de alimentos sem carne que simulam o bacon. Ana Cristina Máximo, nutricionista funcional especializada em nutrição vegetariana, ensina que os mais comuns são tofus saborizados e proteínas vegetais.

Uma dieta à base de vegetais também pode diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças degenerativas, pelo alto potencial anti inflamatório dos vegetais, defende a nutricionista Shila Minari. O consumo de carne em excesso está associado ao aumento dos processos inflamatórios do organismo. Plantas também ajudam no controle do peso, outro fator de risco para doenças cardiovasculares, por exemplo.

Por fim, os bioativos presentes na alimentação natural que ajudam a desinflamar o organismo melhoram a imunidade. Com isso, aspectos gerais de saúde, como a produção de hormônios, são potencializadas. O resultado é uma pele mais jovial, mais disposição para atividades físicas e mais leveza para o sistema digestivo, pois a carne leva mais tempo para ser digerida.

Corte o tofu em lâminas bem finas;
Deixe os pedaços secarem em um papel toalha ou em um pano limpo e seco;
Prepare o molho barbecue ou uma marinada com molho shoyo sem glutamato monossódico, limão, páprica picante, curry, pimenta do reino e pimenta branca;
Pincele o molho nos pedaços de tofu e leve-os ao forno por 30min a 180 graus.

Molho barbecue
Ingredientes
– 1/2 xícara de tomates desidratados;
– 1/2 xícara de água;
– 1/4 de xícara de shoyo sem glutamato;
– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou de arroz;
– 1 colher de café de páprica picante;
– 1/2 colher de café de pimenta preta;
– 1 colher de sopa de azeite e
– 4 tâmaras.

Coloque todos os ingredientes num recipiente e deixe por 2h. Em seguida liquidifique bem. Acerte o sal.

Receita de bacon saudável de coco

– 1 xícara de coco em fita,
– 1 colher de sopa de molho shoyo,
– ½ colher de sopa de fumaça líquida,
– ½ colher de chá de páprica picante,
– sal a gosto.

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