Primeira-dama do DF protagoniza lançamento de Agosto Dourado e semana do aleitamento

0
121

“Estou me dedicando de corpo e alma a esse tema. Me tornei mãe recentemente. Não tem como não me debruçar sobre o assunto e estimular as mães”, declarou Mayara Noronha

 

As políticas públicas de incentivo à amamentação no Distrito Federal são realizadas durante todo o ano. E, por isso, o Distrito Federal já se tornou referência em aleitamento materno. Mas no mês de agosto elas ganham um destaque maior com a abertura da campanha Agosto Dourado, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do DF, e da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) em parceria com o GDF. A solenidade de lançamento das campanhas foi realizada nesta quinta-feira (1º) no memorial do Tribunal.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha – que levou seu filho Mateus Noronha de Albuquerque Rocha, de sete meses, à solenidade –, da coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do DF, Miriam dos Santos, além de servidores e servidoras do tribunal e outras autoridades.

Com o filho no colo, Mayara Noronha lembrou que o “mês dourado” é importante para todas as mães. “Vem com essa marca de que é o ouro, que é justamente o alimento que é considerado ouro para os nossos filhos. É o alimento mais rico, mais saudável, que transmite para os nossos pequenos amor, inteligência, saúde”, pontuou a primeira-dama, acrescentando que esse foi o primeiro evento oficial de que Mateus participa.

Mayara lembrou ainda que o índice nacional de mães que amamentam seus filhos exclusivamente com leite materno é de 41%. “E aqui no Distrito Federal nossa margem está em 61%, somos referência mundial. Estou me dedicando de corpo e alma a esse tema. Me tornei mãe recentemente. Não tem como não me debruçar sobre o assunto e estimular as mães”, frisou.

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam dos Santos, ressaltou que o dia é de orgulho para ela. “Há uma década venho a esse tribunal participar da abertura da Semana Mundial da Amamentação. A decisão de há três anos de considerar essa como a abertura oficial da Semana Mundial da Amamentação no DF é em reconhecimento ao trabalho que esse tribunal faz em prol das mães, das mulheres e das crianças”, afirmou.

Primeira-dama destacou o fato de que o DF é referência mundial em termos de amamentação com leite exclusivamente materno | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Miriam disse ainda que, assim como o Poder Judiciário consegue apoiar as mulheres que trabalham ou frequentam os fóruns, há que se pensar em reproduzir a experiência em todo o DF. “Essa responsabilidade que o tribunal tem no crescimento das cidades e também das nossas crianças é extremamente importante. Por isso, nós da Secretaria de Saúde, junto com parceria de vocês, temos o orgulho de que estejam no lançamento oficial. O TJ está investido na melhoria da saúde do DF porque a criança amamentada tem menos riscos de ter hipertensão, diabetes, sobrepesos, obesidade. A amamentação traz benefícios para o resto da vida e o TJDF planta uma semente que no futuro vai fazer a diferença para a saúde de nossa cidade.”

Memorial

Coube à 1ª vice-presidente do TJDFT, a desembargadora Sandra De Santis, fazer a abertura da solenidade. “Com imensa alegria que se comemora hoje o Dia Mundial da Amamentação. Hoje também abrimos a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Ao escolher o espaço acolhedor desse memorial do qual tanto me orgulho, o TJ busca refletir o carinho e aconchego transmitidos por intermédio da amamentação, um ato de amor e de importância ímpar para sobrevivência e desenvolvimento pleno das crianças. Essa corte reconhece a relevância da campanha e tem contribuído ativamente para a criação de ambiente propícios ao aleitamento materno”, destacou.

A desembargadora também ressaltou que, além de fomentar o movimento de familiares e a conscientização da sociedade, a Corte também contribui para a implantação de salas de apoio à amamentação em quatro pontos. “Assim ciente do esforço necessário para atingir compromissos assumidos com a campanha de amamentação”, arrematou.

A intenção da Campanha Agosto Dourado, junto à Semana Mundial do Aleitamento Materno, é de esclarecer as mulheres, seus companheiros e a sociedade sobre a importância de amamentar. O tema deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”.

SERVIÇO:

Agosto Dourado e Semana Mundial da Amamentação
Abertura oficial: 1º/8 (quinta-feira), às 17h, no auditório do TJDFT-DF

PROGRAMAÇÃO:

Lançamento de parcerias multidisciplinares envolvendo sociedade civil e governo: 4/8 (domingo), das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade

Exibição do filme A verdadeira história de Tigers: 15/8, às 14h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) – SMHN Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs. Após o filme, haverá debate sobre proteção legal do aleitamento materno, no mesmo local. O evento é aberto ao público

IV Seminário de Aleitamento Materno de Brasília: 19/8 (manhã e tarde), 20/8 (manhã), 21/8 (tarde), 22/8 (manhã) e 23/8 (tarde), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Cursos de aconselhamento em aleitamento materno. As inscrições estão abertas nos bancos de leite e postos de coleta dos seguintes locais:

Região de Saúde Norte (Sobradinho e Planaltina) – 31/7, 1º/8, 2/8, 5/8 e 6/8;

Região de Saúde Leste (Paranoá, São Sebastião) – 11/9, 12/9, 13/9, 16/9 e 17/9;

Região de Saúde Central e Centro Sul (Brasília, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Estrutural, Riacho Fundo I e II e Park Way) – 18/9, 19/9, 2/9, 23/9 e 24/9;

Região de Saúde Sudoeste (Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas) – 2/9; 3/9; 5/9 e 10/9;

Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia) – 31/7, 1º/8, 2/8, 5/8 e 6/8;

Região de Saúde Sul (Santa Maria e Gama) – 1º/10, 2/10, 3/10, 7/10 e 8/10