Estudantes enfrentam falhas no passe livre na volta às aulas

No primeiro dia de volta às aulas, alunos que dependem do transporte público enfrentaram problemas na hora de passar o passe estudantil

 

Cerca de 460 mil estudantes das escolas públicas do Distrito Federal voltam à sala de aula nesta segunda-feira (29/7). As expectativas para o segundo semestre são as melhores, tanto para as crianças e adolescentes quanto para o corpo docente, que preparou várias atividades para o período. No entanto, aqueles que dependem do transporte público para chegar na escola enfrentaram dificuldades ao usar o cartão do passe estudantil.

Com a extinção do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), em nota, a nova responsável pelas competências e atribuições do órgão, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), informou que está apurando a situação. No texto, a pasta diz que as pessoas que estão com cartões apresentando problemas devem entrar em contato com o 162. “Tem uma equipe preparada para apurar e resolver a situação”, completa a nota.
Segundo a Semob, aqueles que quiserem resolver o problema pessoalmente, podem comparecer aos postos do antigo DFTrans, que continuam em funcionamento.

Recepção dos estudantes

No Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) do Cruzeiro, a vice-diretora, Fátima Mendonça, ressalta que os primeiros dias devem ser de atenção total voltada à recepção dos estudantes, que passaram três semanas de recesso. “A gente está voltando com muita energia. Esperamos que sejam meses melhores e que os alunos voltem com mais maturidade e interesse. Para isso, planejamos projetos diferenciados”, disse.
A estudante Mariana Pereira, 11 anos, acordou cedo para não se atrasar para a primeira aula do semestre. Acompanhada do pai, o servidor pública Antônio Evangelista, 59, a aluna do 6º ano quer se dedicar ainda mais aos estudos, mas também espera brincar mais com os colegas de sala. “Eu estava com saudade deles e dos professores também. Acho que dá para estudar mais e se divertir. Espero que seja muito legal”, afirmou.
Apesar da empolgação para retomar o ano letivo, a estudante Estéfani Santos, 16, não está satisfeita com a educação pública do DF. Para ela, a motivação maior são os amigos. “Acho que muita coisa pode melhorar. Não acho que o governo tenha olhado para nós com a atenção que merecemos. Falam que somos o futuro, mas não investem. Estou animada com a volta, mas se as condições fossem melhor, estaria ainda mais”, declarou a estudante.

Educação no trânsito

A partir desta segunda-feira (29/7), a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF realiza ações educativas de Volta às Aulas nas proximidades das escolas do DF. De acordo com o órgão, o objetivo é orientar os pais quanto às atitudes corretas que devem ser adotadas no trânsito como, por exemplo, estacionar na vaga e não parar em fila dupla.
Neste período, o fluxo de veículos próximo às instituições de ensino tende a aumentar, por isso, o Detran ainda recomenda que os condutores diminuam a velocidade e fiquem mais atentos à movimentação dos pedestres nas faixas. Para ampliar a visibilidade é recomendável manter a distância maior do carro da frente.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.