Ceará registra uma série de mais de 100 tremores de terra

Com os terremotos desta última quarta, já são mais de 500 abalos entre Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem somente neste ano

 

A atividade sísmica nas cidades de Madalena, Boa Viagem e Quixeramobim, interior do Ceará, foi intensificada na madrugada desta quarta-feira (24/07/2019). Segundo o Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram anotados mais de 100 tremores. O de maior magnitude aconteceu em Boa Viagem – de 2.5 graus na escala Richter, que vai a 10 graus.

A Defesa Civil do Ceará registrou casas rachadas, e moradores relataram que móveis balançaram.

O pesquisador do LabSis, Eduardo Menezes, afirmou que a região de Quixeramobim vem apresentando tremores desde o começo do ano, mas os abalos tinham diminuído. “A frequência voltou nesta quarta. Até às 7h da manhã, foram 102 tremores, sendo que na sua maioria são de baixa intensidade”, revelou.

“É impossível prever como essa atividade sísmica vai progredir, podendo parar de repente, se manter no nível de magnitude atual ou mesmo recrudescer. Pode haver sismos de magnitude maior que os até agora observados. Só o tempo dirá qual das hipóteses é a verdadeira”, disse.

Mais de 500 abalos
Com os terremotos desta quarta, já são mais de 500 abalos entre Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem somente neste ano. O maior tremor foi de três graus verificado em 30 de março. O terremoto de 2.5 graus ocorreu nesta quarta às 2h46, e o segundo maior de magnitude, de dois graus, foi registrado às 2h10.

Responsável pelo setor de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão informou que o órgão vem realizando trabalhos de prevenção e orientação junto à comunidade sobre como se comportar antes, durante e depois dos terremotos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.