Novas regras são adicionadas à Lei de Concursos do Distrito Federal

Três incisos agora vedam algumas práticas, que foram alvo de denúncia de concurseiros locais

 

Os concurseiros do Distrito Federal devem ficar atentos a três novos incisos que foram adicionados ao artigo 6º, da Lei 4.949 de 2012, conhecida como a Lei dos Concursos do DF. O artigo trata do que é vedado nas seleções locais. Agora, está vedado aplicar provas discursivas e de redação sem previsão editalícia da quantidade máxima de linhas; diminuir a nota atribuída pelo examinador em recurso administrativo contra os critérios de correção das questões discursivas e de redação; e aplicar provas práticas que exijam o uso e manejo de equipamentos e programas de computador sem especificação prévia dos modelos e versões a serem utilizados pelo candidato.

A lei é oriunda de um projeto de autoria do Deputado Professor Reginaldo Veras, que justificou a proposição da matéria devido a denúncias acerca da insegurança jurídica de tais etapas nos concursos públicos locais e da falta de razoabilidade na aplicação e nos critérios de correção, inclusive com relação ao último lançado pela própria Câmara Legislativa (CLDF).
Segundo o parlamentar, o concurso público deve ser um procedimento imparcial, isonômico e justo para se evitar direcionamentos e falta de transparência. “Mesmo com os avanços da lei 4.949/2012, ainda ocorrem situações esdrúxulas nos certames, quebrando a confiança no processo de seleção de sua imparcialidade. Para minimizar tais mazelas é que ofertamos o presente projeto de lei. Com ele, visamos adicionar algumas vedações de condutas por parte das bancas examinadoras contratadas para a aplicação dos concursos públicos no Distrito Federal,” defendeu. “A matéria é necessária para dar maior transparência; é oportuna, pois com as novas reclamações de candidatos e procedimentos junto ao Tribunal de Contas com denúncias é atual; é conveniente, pois seria medida adequada para resguardar direitos individuais de candidatos”.

Íntegra da nova lei

A nova lei, com a adição dos incisos, foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (17/7), confira a íntegra:
LEI Nº 6.320, DE 5 DE JULHO DE 2019 
(Autoria do Projeto: Deputado Professor Reginaldo Veras)
Altera o art. 6º da Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.
O Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal promulga, nos termos do § 6° do art. 74 da Lei Orgânica do Distrito Federal, a seguinte Lei, oriunda de Projeto vetado pelo Governador do Distrito Federal e mantido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Art. 1º O art. 6º da Lei n° 4.949, de 15 de outubro de 2012, é acrescido dos incisos VIII, IX e X, com a seguinte redação:
VIII – aplicar provas discursivas e de redação sem previsão editalícia da quantidade máxima de linhas disponíveis para o candidato;
 
IX – diminuir a nota atribuída pelo examinador em recurso administrativo contra os critérios de correção das questões discursivas e de redação;
 
X – aplicar provas práticas que exijam o uso e manejo de equipamentos e programas de computador sem especificação prévia dos modelos e versões a serem utilizados pelo candidato.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 11 de julho de 2019
DEPUTADO RAFAEL PRUDENTE
Presidente
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.