DF: médicos suspeitos de negligência e morte de bebês são intimados

Brasília(DF), 31/05/2016 - HRSam - hospital regional de samambaia . Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pelo menos 12 denúncias são investigadas pela 26ª DP. Especialistas trabalham no Hospital Regional de Samambaia

 

Oito médicos suspeitos de negligência e violência obstétrica no Hospital Regional de Samambaia (HRSam) foram intimados a prestar depoimento na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Alguns se anteciparam e afirmaram aos investigadores que não houve irregularidades nos atendimentos. Segundo as denúncias, os procedimentos teriam, inclusive, acarretado a morte de recém-nascidos.

Até a manhã desta terça-feira (16/07/2019), 12 mulheres haviam registrado ocorrência na 26ª DP (Samambaia). Os policiais acreditam que possam existir mais vítimas, uma vez que os indícios de crimes foram constatados há pelo menos quatro anos. A maior parte delas são de baixa renda e tiveram complicações no quadro de saúde.

“Nesta primeira fase, resolvemos focar nos profissionais especializados em obstetrícia. Estamos atuando em conjunto com a Secretaria de Saúde e compartilhando informações para que os procedimentos administrativos também sejam adotados”, detalhou o delegado Guilherme Sousa Melo, da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte).

Um dos casos relatados dá conta de que a curetagem em uma paciente foi malfeita e pedaços de gaze foram deixados dentro da mulher. Em outro, um feto teria sido dado como morto, mas nasceu com vida horas depois. “A médica disse que a criança nasceria morta, mas, nove horas depois, o bebê saiu vivo. A demora no atendimento foi tão grande que o recém-nascido acabou perdendo a vida uma hora e meia depois do parto”, relata o delegado.

O passo seguinte das investigações, destaca o delegado, é confrontar os laudos do Instituto Médico Legal (IML) com os relatórios preenchidos pelos profissionais que trabalham na unidade de saúde. “Será feita a apuração e, caso vejamos a culpa, todos eles serão responsabilizados”, diz.

O que diz a Secretaria de Saúde

Por meio de nota, a direção do HRSam informou que “todas as providências estão sendo tomadas pela direção e pela Superintendência da Região de Saúde Sudoeste”. Ainda de acordo com o texto, “um processo sigiloso foi aberto no âmbito da Secretaria de Saúde”.

Família questiona procedimentos

Em setembro de 2018, o drama de uma jovem, de 19 anos, que acusou a equipe médica do Hospital Regional de Samambaia de omissão, negligência e violência obstétrica. O marido da mulher denunciou a unidade hospitalar à Polícia Civil após a morte do bebê deles durante o parto. Segundo o pai da criança, a companheira esteve em trabalho de parto por mais de um dia antes da tragédia.

A jovem, identificada como Lorrane Stefany, havia começado a sentir contrações cerca de um mês antes. À época, ela recorreu ao hospital público para atendimento médico. Porém, as aflições continuaram. Mesmo com contrações e dores nas costas, ela não foi internada. Conforme a denúncia, a equipe médica não quis interná-la, sob o argumento de que somente poderia realizar esse procedimento a partir da 41ª semana de gestação.

Sem conseguir respaldo do HRSam, Lorrane recorreu a hospital em Santo Antônio do Descoberto (GO), Entorno do DF. No mesmo dia, a unidade a encaminhou de volta para Samambaia com indicação de cesariana. No dia 18 de setembro de 2018, por volta das 17h30 – mais de 24 horas após a internação –, a equipe médica submeteu a jovem a parto normal. O bebê morreu logo em seguida. De acordo com a família, a tragédia ocorreu em razão de procedimentos inapropriados.

À época, em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal “lamentou profundamente o ocorrido” e informou que a paciente entrou em trabalho de parto. “Porém, o bebê entrou em sofrimento durante o período expulsivo”. Na sequência, conforme comunicado da pasta, a equipe médica iniciou a reanimação neonatal imediata. “No entanto, infelizmente, não houve resposta positiva do bebê”, diz trecho do texto.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.