Saiba os cuidados que é preciso ter com a pele durante o inverno

Na estação mais fria do ano a pele do corpo e do rosto acabam ficando mais secas e castigadas

Certamente você já ouviu falar que, durante o inverno, a pele do corpo e do rosto acaba ficando mais seca não é mesmo? Este fenômeno ocorre porque a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Além disso, devido as baixas temperaturas, é comum que nesta época do ano, os banhos sejam mais quentes e demorados, o que provoca a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa.

Para evitar que a pele fique com o aspecto ressecado durante o inverno é importante reforçar a hidratação corporal e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

“O tempo frio e seco aqui no Distrito Federal é natural por conta da estação. Não há como modificar o clima, mas é possível amenizar os sintomas ficando atento as recomendações médicas”, alerta o dermatologista Erasmo Torkaski.

É também durante o inverno, que algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, se destacam a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea e as manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira).

Dermatite atópica: o principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Veja dicas para manter a pele hidratada

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  • Evitar banhos muito quentes e muito demorados;
  • Usar hidratante corporal logo após sair do box – ainda no banheiro – aproveitando o vapor pós-banho;
  • Usar hidratantes labiais;
  • Usar filtro solar diariamente.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.