Rodoviária do Plano recebe mutirão de exames oftalmológicos gratuitos

0

O intuito da ação é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. Serão realizados exames gratuitos de aferição de pressão intraocular e prevenção ao glaucoma

 

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ocular, o Programa Olho Vivo – ação dos hospitais oftalmológicos HOB, INOB e HOG – fará uma ação gratuita nesta quarta-feira (10), das 8h às 12h, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) do Metrô-DF. Os hospitais realizarão exames de aferição de pressão intraocular e prevenção ao glaucoma.

O intuito da ação é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito a cada 10 casos de perda de visão poderiam ser evitados se detectados precocemente. No país, mais de 1,2 milhões pessoas são cegas, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

As principais causas de cegueira são catarata, erros refrativos não corrigidos, retinopatia diabética e glaucoma, doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão ocular.

O relatório As Condições de Saúde Ocular no Brasil – 2019, do CBO, aponta o glaucoma como a maior causa de cegueira irreversível no mundo. De acordo com os dados, estima-se que de 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Serviço

Programa Olho Vivo

Quarta-feira (10/7), das 8h às 12h

Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)

Informações: 3442-4000

anuncio patrocinado