Após novo decreto, órgãos públicos pedem autorização para realizar concursos

Segundo o especialista a medida não chega a ser prejudicial aos candidatos, até porque eles terão mais tempo para se preparam de forma adequada para os certames

Após a publicação do novo decreto que estabelece novas normas para concursos, tais como a responsabilidade de autorizar a abertura de editais ao ministro da Economia para a realização dos certames, alguns órgãos já entraram com o pedido para lançarem os editais.

A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, já encaminhou o pedido de um novo concurso para a ocupação de 4.360 vagas de policial rodoviário federal e 75 vagas de agente administrativo. O Itamaraty fez o pedido antes mesmo da publicação do decreto, em 2018, solicitou a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2019 (CACD) que, inclusive, já foi autorizado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Outros cinco órgãos que já confirmaram a solicitação ao Ministério da Economia foram: Controladoria Geral da União (CGU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e a Comissão de Valores Mobiliários.

Segundo o professor José Wesley, do IMP Concursos, a medida não chega a ser prejudicial aos candidatos, até porque eles terão mais tempo para se preparam de forma adequada para os certames. “Acredito que a maioria dos concursandos não estão totalmente preparados para a prova que deseja fazer. E teremos concursos sim, até por conta dos inúmeros pedidos de autorizações dos órgãos públicos “, afirma.

A dica para quem concorre a uma vaga, segundo Wesley, é manter o foco, o ritmo de estudos e fazer provas. “Qualquer concurso que for aparecendo o candidato deve fazer sim, porque vale a pena. Porém, não deve tirar o foco do certame que deseja”, finaliza o especialista.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.