DF: 2 mil pessoas aguardam até 48h para entregar currículo em mercado

Fila em frente ao estabelecimento de Samambaia começou a ser formada na quarta-feira (19/06/2019) e dá volta no quarteirão

 

erca de 2 mil pessoas fazem fila em frente ao supermercado Melhor Atacadista, na QR 122 de Samambaia Sul, nesta sexta-feira (21/06/2019), em busca de uma vaga de emprego. Muitas estão acampadas no local desde o meio-dia de quarta-feira (19/06/2019), ou seja, há quase 48 horas. Nesta madrugada, enfrentaram temperatura mínima de 11,9º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os currículos começaram a ser entregues pontualmente às 9h, como previsto. Em uma hora e meia, a empresa recebeu 800. E segue atendendo os candidatos até as 18h. Fernanda Soares, 34 anos, está desempregada há quase três anos. Segunda da fila que dá volta no quarteirão, ela chegou por volta das 12h de quarta-feira.

“Moro em Samambaia, passei em frente ao estabelecimento, vi a faixa e vim em busca de uma oportunidade. Eu queria ser a primeira. Cheguei e perguntei a um rapaz que estava em frente ao mercado como seria a dinâmica da fila e ele disse que havia acabado de chegar para entregar o currículo também. Nem voltei para casa. Desde então, estou plantada aqui em frente”, contou.

José Rodrigues, 45, ocupa a quinta posição. “Estou na luta por um emprego há mais de dois anos. Almejo muito essa vaga porque quero trabalhar. Vim do Recanto das Emas preparado para enfrentar o frio e a fome porque eu imaginava o calvário que seria”, destacou.

Ele queixa-se da desorganização. “Os 10 primeiros estão definidos e conseguimos nos entender bem. Até os 200, acredito que vão encaminhar bem, já os demais não têm garantia. Há muitas listas com nomes das pessoas que estão aqui. Pode ser que tenha confusão”, ressaltou.

Cida Santos, 44, mora no P Sul e também foi em busca de uma oportunidade de emprego. “Deixei vários compromissos nos últimos dias para estar aqui. Mesmo com o frio e dormindo ao relento no chão a minha prioridade é conseguir esse emprego. Estou revezando a fila com meu esposo porque temos uma criança de 8 anos em casa. Tudo vai valer a pena se conseguir e eu acredito que a resposta vai ser positiva”, assinalou.

A empresa está oferecendo 190 postos de trabalho. Entre as vagas disponíveis, estão de encarregados de sessão, operador de caixa, fiscal, repositor, conferente, empilhador, auxiliar administrativo, auxiliar de depósito, analista de TI e analista de RH. A entrega de currículos ocorre a partir das 9h desta sexta, mas muitos interessados estão em frente ao local desde quarta-feira (19/06/2019).

Gerente do estabelecimento, Eduardo Petrotchelly afirmou que, com a alta procura e o sacrifício das pessoas, a empresa disponibilizou lanches para os candidatos. “Estamos muito surpresos com esse tanto de gente. Não imaginávamos que seria assim. Inicialmente, esperávamos receber cerca de 1,5 mil pessoas. Agora, acreditamos que esse cálculo dobrou e supere 3 mil. A média de atendimento vai ser de 300 candidatos por hora”, explicou.

Os 10 primeiros da fila começaram a trabalhar nesta sexta, servindo lanche aos demais concorrentes. “Definimos que eles teriam prioridade na contratação. É uma forma de amenizar o que eles passaram esses dois dias. Esperamos recompensar todo o esforço dessas pessoas”, acrescentou.

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Codeplan e Dieese, mostram que a taxa de desemprego total aumentou de 19,5% para 19,9%, entre os meses de março e abril de 2019. O contingente de desempregados foi estimado em 337 mil pessoas, 11 mil a mais que no mês anterior.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.