Saúde: TCDF suspende pregão que contrataria empresa de logística

Brasília (DF), 18/11/2016 - Tribunal de Contas do Distrito Federal em diferente angulos com e sem movimentação de pessoas Local: Eixo Monumental Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Após identificar falhas no processo de licitação, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu cautelarmente o Pregão Eletrônico nº 123/2019, de contratação de empresa especializada em fazer a operação logística da Secretaria de Saúde. A decisão foi tomada por unanimidade na tarde dessa terça-feira (18/06/2019), quando os conselheiros da Corte referendaram em plenário despacho do conselheiro Manoel de Andrade.

Com a decisão, eles frearam o certame, que inicialmente custaria R$ 16,2 milhões aos cofres públicos. A determinação é para que o governo local corrija ou apresente justificativas para os pontos questionados.

Segundo parecer do corpo técnico, a licitação não apresentou explicações claras de contratação nem estimativas de preços precisas, entre outras falhas. “Os autos não mostram quantos medicamentos ou insumos médico-hospitalares serão recebidos, testados, armazenados, transportados e entregues nas unidades de saúde”, diz o documento.

Em planilha, a apresentação dos gastos, segundo o corpo técnico, é superficial. O valor estimado de R$ 16.225.350,40 é dividido em sete itens: infraestrutura, solução tecnológica, recursos humanos, seguros, recebimento, armazenagem e transporte.

Veja:

Lei de Licitações

O pregão eletrônico faz parte de uma das apostas do GDF para melhorar o serviço de compra e distribuição de insumos na rede pública de saúde, mas precisa ser aperfeiçoado a fim de se adequar aos princípios da Lei nº 8.666, conhecida como Lei de Licitações.

Na documentação encaminhada ao TCDF, a Secretaria de Saúde afirma que a contratação da empresa especializada é para facilitar a integração dos processos e proporcionar ganhos específicos de controle de estoque, movimentação, transporte e rastreabilidade, além de otimizar os espaços físicos, “reduzindo assim o custo da operação logística”.

A continuidade do certame pode ser autorizada após nova decisão do tribunal. A Corte de Contas vai analisar o cumprimento das determinações e adequações previstas na decisão. Por meio de nota, a pasta informou que “vai prestar os esclarecimentos necessários para todos os pontos questionados”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.