Vacina contra gripe está esgotada em quase todos os postos de saúde do DF

0
14

As doses remanescentes foram enviadas para as unidades Básicas de Saúde do DF na última segunda-feira (3/6). Somente um dos 12 postos em que o Correio entrou em contato ainda tem a vacina disponível

 

Dois dias depois doe s postos de saúde do Distrito Federal terem recebido a última remessa de vacinas para a gripe e liberado a toda a população, verificou-se a situação em 12 unidades básicas de saúde (UBS) em diferente regiões. Em 11 deles, não há mais vacina disponível.
Na manhã desta quarta-feira a reportagem entrou em contato com postos das regiões administrativas de São Sebastião, Taguatinga, Asa Norte, Gama, Candangolândia, Lago Norte, Planaltina, Ceilândia, Riacho Fundo 1 e 2, Santa Maria e Samambaia. Destes, de acordo com atendentes das unidades, somente a UBS 3 de Santa Maria tem estoque da vacina contra gripe.
A vacina foi disponibilizada para toda a população na última segunda-feira (3/6). Até sexta-feira (31/5), a dose era destinada aos grupos prioritários. Antes mesmo da liberação para os cidadãos em geral, pessoas que decidiram se prevenir da doença já não encontravam vacinas em alguns postos de saúde. A imunização só ficará disponível até o fim dos estoques, uma vez que a imunização gratuita é voltada aos grupos de risco e o número de doses disponibilizadas é calculado para atender a essa parcela da população.

Número de vacinas

Na segunda-feira, de acordo com a Secretaria de Saúde, 50 mil doses foram enviadas às unidades básicas de saúde. A pasta informou, por meio de nota, que não é possível especificar quais unidades de saúde ainda têm estoque da vacina. Segundo a SES, o processo é “muito dinâmico” e “muda de situação rapidamente”. Ainda de acordo com a Secretaria, à medida em que a vacinação for sendo feita e o estoque for acabando, não será possível fazer reposição.

Programe-se

A população residente da quadra 100 de Santa Maria pode ir ao posto para receber a dose da vacina. O atendimento é realizado até as 16h. A unidade fica localizada na quadra 100, Conjunto I, Área Especial.