Laboratório comprova garantia de qualidade no lactário do HRT

Em 2019, segundo registros da Vigilância Sanitária, foi alcançada 100% de conformidade no controle microbiológico

O Laboratório de Nutrição Enteral/Lactário do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) alcançou, em 2019, 100% de conformidade de controle microbiológico. Os resultados foram aferidos em inspeções da Vigilância Sanitária e na comprovação do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). Os procedimentos rigorosos de higiene, manipulação, controle de umidade e de temperatura ajudaram a compor a boa avaliação.

“O maior benefício é a garantia da qualidade e da segurança das fórmulas para o paciente, que faz uso para a promoção ou recuperação da sua saúde”, destaca a nutricionista e responsável técnica do lactário do HRT, Alessandra Machado.

Manipulação criteriosa

O lactário é responsável pela preparação de fórmulas enterais (alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes) e infantis para os pacientes internados no hospital e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. Só no HRT, onde são atendidos diariamente cerca de 210 pacientes, há uma produção média de 30 litros de fórmula enteral.

Para produzir uma alimentação sem risco mínimo de contaminação aos pacientes, o lactário busca a eficiência na manipulação das fórmulas, administradas a crianças e adultos em enfermarias e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Os pacientes que fazem uso dessas fórmulas não têm condições de se alimentar por via oral, ou não suprem todas as necessidades nutricionais necessárias”, explica Alessandra Machado. “Receber uma dieta que não tenha a segurança adequada pode vir a incorrer prejuízo na saúde do paciente”.

Foto: Divulgação

Análises periódicas

Em 2019, quando foram produzidos mais de nove mil litros de fórmulas enterais e mais de mil litros de fórmulas infantis, os resultados das análises mensais de controle microbiológico alcançaram, no conjunto, a qualidade dos serviços.

As fórmulas são sempre produzidas com a antecedência de 40 minutos, para evitar armazenamentos. Após o preparo, há um procedimento operacional para a entrega nas enfermarias. Controle e supervisão adequados garantem que não haja fonte de contaminação, o que permite uma recuperação mais rápida para os pacientes.

A eficiência das operações dentro de um lactário depende muito de espaço e distribuição conveniente das áreas de trabalho, além da instalação de equipamentos apropriados e, principalmente, treinamentos contínuos. Dessa maneira, todas as técnicas podem ser executadas de forma correta.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.